Sobre o ECO
O ECO é um projeto de investigação, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), na área do Design de Comunicação. A principal missão é conhecer e documentar práticas comunitárias auto-iniciadas em contextos sociais desfavorecidos com o objetivo de as divulgar e estimular a sua replicação em situações análogas.
A partir de um trabalho preliminar, realizado com a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e as Técnicas de Ação Social da Gaiurb, foram identificadas duas práticas comunitárias a serem estudadas: a Associação Recreativa Clube Balteiro Jovem e a Escola Oficina, ambas com origem no bairro social do Balteiro, em Vila Nova de Gaia.
Tradicionalmente, assiste-se a uma dificuldade em conseguir que este tipo de práticas comunitárias sejam conhecidas para além das fronteiras locais. Identifica-se uma necessidade de as dar a conhecer, pela importância que têm para a inclusão, combate ao estigma, auto-estima pessoal e coletiva, regeneração social e pelo potencial de replicação que podem ter para outros contextos. Argumentamos que o Design pode conferir um importante contributo através do desenvolvimento de estratégias de comunicação e pedagogia que elevem estas práticas relevantes, conduzidas pelos cidadãos.
Título do projeto
Ecoar o Eu Comunitário: desenhar a disseminação e replicação de práticas auto-iniciadas em comunidades urbanas desprivilegiadas num mundo pós-pandémico
Referência do projeto
EXPL/ART-DAQ/0037/2021
Entidade financiadora
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
Entidade beneficiária
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), Escola Superior de Design
Unidade de Investigação
Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura (ID+)
Área científica principal
Design
Tipologia
Projeto de investigação de caráter exploratório (PeX)
Valor do financiamento
€ 49.848,75
Data de início
2022-02-01
Data de conclusão
2023-07-31
Equipa do Projeto
Investigador Responsável
Nuno Martins
Co-Investigador Responsável
Eliana Penedos-Santiago
Investigadores
Ana Roberti
Cláudia Lima
Daniel Brandão
Heitor Alvelos
Júlio Dolbeth
Luís Fernandes
Rui Santos
Susana Barreto
Apoio à Gestão do Projeto
Maria Helena Carvalho (ID+ IPCA)
Publicações
Publicações e comunicações científicas realizadas no âmbito do projeto de investigação ECO.
A equipa
Nuno Martins
Investigador Responsável
Investigador Integrado do Instituto de Investigação em Design Media e Cultura (ID+), onde tem centrado a sua investigação na área do Design para os Media Digitais. Atualmente é Investigador Responsável (IR) do projeto “ECHO – Ecoar o Eu Comunitário: desenhar a disseminação e replicação de práticas auto-iniciadas em comunidades urbanas desprivilegiadas num mundo pós-pandémico”, financiado pela FCT (EXPL/ART-DAQ/0037/2021); co-IR do projeto “HERIC 2D - Comunicação de Risco em Saúde: Design e Comunicação digital das fontes oficiais de saúde pública para a orientação dos cidadãos em situações pandémicas”, financiado pela FCT (2022.06008.PTDC); e participado, como membro de equipa, em vários projectos de investigação financiados.
Em 2017, co-fundou a DIGICOM – International Conference on Design & Digital Communication (http://digicom.ipca.pt), sendo responsável (Conference Chair) pela organização anual deste evento científico.
Como designer, foi várias vezes premiado, destacando-se os seguintes prémios: 3 Graphis Gold Award (2021, 2015 e 2014, EUA); 2 Graphis Silver Award (2020 e 2014, EUA); 1.º prémio – Mascote do Oceanário de Lisboa; 1.º prémio – Mascote do Pavilhão da Água do Porto; 1.º prémio – Logótipo da Porto Digital; 1.º Prémio “Vencedor On-line” no concurso Webdesign 2004, promovido pelo ESTAL. Alguns dos seus projetos de Design constam em mais de duas dezenas de livros de Design de Comunicação, editados em Hong Kong, Alemanha, Espanha, EUA, Áustria, Holanda, França, China e Reino Unido.
Eliana Santiago
Eliana Penedos Santiago
Investigador
Investigador Co-Responsável
Pós-Doutorada na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto - FBAUP intitulado A Escola de Carlos Ramos - Uma década de histórias invisíveis na ESBAP: 1957 a 67.
Doutorada pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Valência (2012) com especial interesse por UX e UI, interação homem-máquina e desenho editorial, foca a sua investigação no campo das Ciências Sociais com ênfase nos Digital Media, Memórias Locais, Património Design Português, Educação para o Design, Realidade Aumentada e Desenho Imersivo através de Realidade Virtual.
Coordenação e curadoria de vários eventos, tais como seminários, workshops académicos, projectos pedagógicos e exposições. Moderador em várias conferências e fóruns científicos.
Desde 2005 Professor de Design, 1º e 2º ciclos de estudos (Laboratórios de Design, Motion Graphics, Web Design e Vídeo, História e Cultura da Web, Ilustração e Animação Digital e Design para a Saúde e Bem-Estar).
Ana Clara Roberti
Investigador
Clara tem experiência em projetos no âmbito artístico, social e participativo, com temáticas relacionadas com espaços socioeconomicamente vulneráveis, herança cultural, e meio ambiente.
Deu aulas na FBAUP, na área da fotografia, e no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, na área do audiovisual. Desde 2015, tem sido tutora de workshops sobre processos criativos e colaborativos em diferentes contextos. Desde 2012, tem realizado exposições artísticas e apresentado vídeos e filmes dentro e fora do âmbito académico, em festivais e eventos nacionais e internacionais. Em 2015, colaborou com a Rádio Manobras, rádio comunitária sediada no Porto.
Trabalhou no projecto "Be the Change" (Itália), explorando temas relacionados com a diversidade cultural, inovação e legalidade. Como investigadora, Clara realizou a produção de imagem e som para os projetos: "Stories from Both Sides", financiado pelo Climate-KIC / European Institute of Innovation / New European Bauhaus; e "In My Backyard", financiado pelo Horizon 2020 research and innovation program. Atualmente está a trabalhar na produção audiovisual do projecto "ECHO: Echoing the Communal Self", financiado pela FCT, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Investigadora do CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória», e colaboradora do ID+ – Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura. É também uma das coordenadoras do Citadocs: documentários sobre, para, e por cidadãos, criado no âmbito do FuturePlaces: Medialab for Citizenship.
Claúdia Lima
Investigador
Tem centrado a investigação na recuperação de histórias comunitárias em vários contextos e histórias de arte e design locais através de testemunhos biográficos e análise visual. Tem participado em projetos de investigação financiados pela FCT, designadamente: Echoing the Communal Self: designing the dissemination and replication of self-initiated practices in underprivileged urban communities in a post-pandemic world (EXPL/ART-DAQ/0037/2); Wisdom Transfer: towards the scientific inscription of individual legacies in contexts of retirement from art and design higher education and research (POCI-01-0145-FEDER-029038), no âmbito do qual desenvolveu um projeto de pós-doutoramento; An Infodemic of Disorientation: communication design as mediator between scientific knowledge and cognitive bias (2022.08322.PTDC). Enquanto docente e investigadora, colaborou com o projeto MOTIRÔ: O Festejo Como Testemunho, um projeto em parceria com o Museu da Pessoa, Brasil; coordenou eventos nacionais e internacionais incluindo conferências, simpósios, seminários, exposições e workshops; desenvolveu práticas pedagógicas centradas em questões sociais em parceria com Alzheimer Portugal (no âmbito do qual está a ser desenvolvido o projeto REMIND: Design para Pessoas com Demência) e com a Cruz Vermelha Portuguesa; e desenvolveu projetos com o Museu Nacional Soares dos Reis e o Museu WOW, visando a interpretação de obras de arte do passado através de meios digitais.
Daniel Brandão
Investigador
Licenciado em Design de Comunicação (2004), Mestre em Arte Multimédia (2008) e Doutorado em Media Digitais, na Especialidade de Criação Audiovisual e de Conteúdos Interativos, pela Universidade do Porto (2014). No âmbito do doutoramento desenvolveu o projeto Museu do Resgate (www.museudoresgate.org), um website participativo com vídeos feitos por cidadãos sobre o quotidiano da cidade. É também um dos coordenadores do Citadocs, um projeto de realização colaborativa de mini-documentários, nascido no Futureplaces Medialab for Citizenship.
Tem dez anos de experiência de docência no ensino superior público e privado, nas áreas do Design de Comunicação, do Audiovisual e da Multimédia. Passou pelo IPCA, ESAP, ESAD-Matosinhos, UCP-Braga.
Trabalhou com diversas instituições na área da cultura, com particular destaque para a Fundação de Serralves com a qual colaborou durante seis anos.
Heitor Alvelos
Investigador
Júlio Dolbeth
Investigador
Professor Auxiliar no Departamento de Design na FBAUP.
Investigador Integrado do Instituto de Investigação em Design Media e Cultura (ID+), membro do grupo LUME - Laboratório para os Media Inesperados e Investigador Colaborador com o Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS).
Centra a sua investigação no campo das narrativas ilustradas e na comunicação visual a partir da ilustração.
Co-fundador e curador da galeria Dama Aflita, no Porto, entre 2008 e 2016. Artista e ilustrador, tem exposto regularmente em mostras individuais e coletivas, tem trabalho publicado em diversas plataformas editoriais.
Luís Fernandes
Investigador
Distinguido em 1998 com o prémio Fernand Boulan da Association Internationale de Criminologues de Langue Française e em 2014 com o Prémio de Excelência Pedagógica da Universidade do Porto.
Membro da Comissão de Ética e do Conselho Nacional de Psicólogos da Ordem dos Psicólogos Portugueses Membro do Conselho de Ética da Universidade do Porto Membro do Conselho Científico e Editorial da U.Porto Press (editora da Universidade do Porto).
O tema central dos seus trabalhos de investigação é a caracterização do fenómeno droga em contexto urbano – uma ecologia social dos atores e dos territórios psicotrópicos. A evolução conflitual deste fenómeno nos grandes espaços urbanos conduziu-o à pesquisa sobre o sentimento de insegurança, a marginalidade e a expressão socioterritorial dos processos de segregação e de produção de desigualdades.
No campo interventivo, tem dado especial atenção às estratégias de controle social da desviância e às políticas de redução de riscos e minimização de danos.
Nos últimos anos tem desenvolvido interesse no campo da corporalidade (imagem corporal; corpo vivido; embodyment; fenómenos corpomente).
Publicações: cerca de 100 títulos, entre revistas científicas nacionais e internacionais, capítulos em obras coletivas e livros. Última publicação em livro: "As lentas lições do corpo - ensaios rápidos sobre as relações entre o corpo e a mente". Lisboa: Contraponto, 2021.
Rui Vitorino Santos
Investigador
Doutorado em Arte e Design – Ilustração pela FBAUP (2015). Investigador integrado no ID+ (Instituto de investigação em Design, Media e Cultura), no grupo LUME – Laboratório para os Media Inesperados (FBAUP). Colaborador no i2ADS – Instituto de investigação em Arte, Design e Sociedade (FBAUP.
Desenvolve investigação nas áreas da ilustração, narrativas gráficas e cultura do livro e publicação independente. Participa regularmente enquanto autor e curador em eventos de ilustração e narrativas gráficas.
Susana Barreto
Investigador
Colaboradores
Bruno Justa
Investigador
João Vasconcelos
Investigador
Leonor Guimarães
Investigador
Mateus Carvalho
Investigador
Rita Lobo
Investigador
Publicações e Comunicações
Artigos em revistas científicas
Roberti, A.C., Martins, N., Brandão, D. (2024) “Decoding the Communal Self: Ethnographic Documentary and Design as Methodologies for Understanding a Social Phenomenon”, Design Principles and Practices: Annual Review, vol. 18, no. 1. https://doi.org/10.18848/1833-1874/CGP/v18i01/1-22
Martins, N., Brandão, D., Guimarães, L., Penedos-Santiago, E., Brandão, D. (2023) “A importância do Design de Comunicação no processo de disseminação de práticas comunitárias em bairros sociais: o Balteiro”, Comunicação e Sociedade, vol. 43. https://doi.org/10.17231/comsoc.43(2023).4455
Guimarães, L., Martins, N., Brandão, D. (2023) Interface Design for users with low scholar and low literacy: the ECHO Project. Convergências – Journal of Research and Arts Education, vol. 16, no. 32, pp. 33-47. https://doi.org/10.53681/c1514225187514391s.32.229
Brandão, D., Martins, N., Cooper, R. (2023) “Design e Comunicação: Desafios e Dilemas do Digital”, Comunicação e Sociedade, vol. 43. https://doi.org/10.17231/comsoc.43(2023).4830
Capítulos em livros de cariz científico
Vasconcelos, J., Martins, N., Brandão, D., Pereira, L., Raposo, D. (2024) Redesigning the Visual Identity of Non-profit Organizations: The Case Study of Escola Oficina. In N. Martins & D. Raposo (Eds.), Communication Design and Branding: A Multidisciplinary Approach. Springer Series in Design and Innovation, vol. 32, pp. 57-76. Cham, Switzerland: Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-031-35385-7_4
Lobo, R., Martins, N., Pereira, L., Brandão, D. (in press, 2024) The contribution of Interface Design on the promotion and sales of social institutions’ products: The Case Study of Escola Oficina. In D. Raposo, J. Neves & R. Silva (Eds.), Perspectives on Design III: Research, Education and Practice. Springer Series in Design and Innovation, vol. 34. Cham, Switzerland: Springer
Justa, B., Martins, N., Pereira, L., Brandão, D. (in press, 2024) Waste Management: Designing a User-Centered and Sustainable Mobile Application. In D. Raposo, J. Neves & R. Silva (Eds.), Perspectives on Design III: Research, Education and Practice. Springer Series in Design and Innovation, vol. 34. Cham, Switzerland: Springer
Comunicações em encontros científicos
COMUNICAÇÕES COM PUBLICAÇÃO DE ARTIGO:
Guimarães, L., Martins, N., Pereira, L., Penedos-Santiago, E., Brandão, D. (2023) Interface design guidelines for low literate users: a literature review. Proceedings of 6th International Conference on Education and E-Learning (ICEEL 2022), Tsuru University, Japan, 21-23 November 2022. ACM, New York, NY, USA. https://doi.org/10.1145/3578837.3578842
Lima, C., Barreto, S., Penedos-Santiago, E., Martins, N., Brandão, D. (2023) O storyboard: o pensamento-desenho no processo da imagem animada. In P.R. Pinto, A.G. Pinto & S. Vicente (Eds.), Cross Media Arts: Social Arts and Collaboration, vol. 1, pp. 171-183. 2nd International Conference of Social Arts and Transdisciplinarity (xma23), FBAUL, Lisbon, 9-10 February 2023. Ed: Caleidoscópio, Portugal. Casal de Cambra: Caleidoscópio. ISBN: 978-989-658-793-2. https://doi.org/10.30618/978-989-658-793-2
Vasconcelos, J., Martins, N., Brandão, D., Penedos-Santiago, E. (2023) Visual Identity of Non-profit Organizations: Escola Oficina, a Case Study Plan. Advances in Design and Digital Communication: Proceedings of the 6th International Conference on Design and Digital Communication, Digicom 2022, November 3–5, 2022, Barcelos, Portugal. Springer Series in Design and Innovation, vol 27. Springer, Cham. pp. 675-686. https://doi.org/10.1007/978-3-031-20364-0_57
Martins, N., Brandão, D., Penedos-Santiago, E., Alvelos, H., Lima, C., Barreto, S., Roberti, A. (2022). Self-initiated practices in the urban community of Balteiro: Design challenges in a post-pandemic setting. In: Amic G. Ho (eds) Human Factors in Communication of Design. AHFE (2022) International Conference. AHFE Open Access, vol 49. AHFE International, USA. http://doi.org/10.54941/ahfe1002029
COMUNICAÇÕES SEM PUBLICAÇÃO DE ARTIGO:
Martins, N. (2023, 25-27 November) Design’s contribution to the dissemination of community practices created in social neighbourhoods. Communication presented at the 7th International Conference on Education and E-Learning (ICEEL 2023), Tokyo, Japan.
Martins, N. (2023, 8-10 September) Design’s contribution to understanding and valuing community practices created in disadvantaged social contexts. Communication presented at the 7th International Conference on Digital Technology in Education (ICDTE 2023), Hangzou, China.
Martins, N., Brandão, D. (2023, 16-19 June) The Documentary as a Means of Disseminating Community Practices: The Escola Oficina. Paper presented at the 2nd Paris Conference on Arts & Humanities (PCAH2023), Paris, France.
Martins, N., Brandão, D. (2023, 26-29 May) Design as an Amplifying Agent of Community Practices in Social Neighborhoods. Paper presented at the 14th Asian Conference on Arts & Humanities (ACAH2023), Tokyo, JapanMartins, N. (2022, 21-23 November) Self-initiated practices in the urban community of Balteiro: Design challenges in a post-pandemic setting. Communication presented at the 6th International Conference on Education and E-Learning (ICEEL 2022), Tsuru University, Japan.
Martins, N. (2022, 16-18 September) Echoing the Communal Self: designing the dissemination and replication of self-initiated practices in underprivileged urban communities. Communication presented at the 6th International Conference on Digital Technology in Education (ICDTE 2022), Hangzou, China.
The project ECHO is supported by the FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia EXPL/ART-DAQ/0037/2021.
© 2023 ECHO. All rights reserved. Webdesign by ECHO.